[dendê] De quanto dinheiro eu preciso? - Intercâmbio na Noruega

Antes de mais nada, pras meninas que abriram a postagem e entendem de moda, cês me ajudam com sugestões pra completar o meu look de Natal?? hahaha  Aquelas bem pidonas, né? Mas é pra ficar gata pro bofe!! haha



Ok, agora voltando ao assunto com o pessoal que veio pra ler informações relevantes haha  Eu resolvi ressuscitar algumas perguntas do blog antigo pra responder aqui pra vocês e ter assuntos pra parte mais "intercâmbio" do blog hahah Essa questão do dinheiro, acho que é o que mais preocupa o pessoal que vem pra Oslo justamente porque todo mundo sabe que a Noruega é caríssima e, no ranking das cidades com custo de vida mais altos do mundo, Oslo levou o segundo lugar, logo depois de Londres!

E, olha, Oslo só ficou depois da capital inglesa porque o salário aqui é altíssimo então meio que "compensa" se você trabalhar por aqui mesmo. Olha os dados que a Super Interessante publicou em fevereiro desse ano sobre o assunto:

"Os preços em Oslo são pouco convidativos para viajantes. Alimentação, entretenimento, roupas e cuidados pessoais são caríssimos na cidade. Ela só não passa Londres no ranking por conta dos custos de moradia e transporte relativamente mais baratos. O preço do aluguel é US$ 3.145, o transporte mensal sai por 104 dólares e um almoço custa US$ 43. A cidade norueguesa é 73% mais cara que o Rio."



Pois é, meu povo. Nem só de passeios, neve e coisa boa vivem os estudantes de intercâmbio em Oslo. É também muito perrengue!! Mas a notícia boa é que, se você for estudante e conseguir uma vaga com a SiO, empresa que organiza nossa vida por aqui, pode encontrar aluguéis por preços bem mais em conta como, por exemplo, US$ 460 que é o que eu pago aqui pelo meu cafofo! :D Se estiver disposto a morar a 17 minutos do centro (de ônibus), dividir a cozinha com outras 6 pessoas e o banheiro com um desconhecido, é uma ótima opção vir pra Bjerke ou ir pra Kjelsas.


Como vocês sabem, eu não vim pelo Ciências sem Fronteiras, então não tenho bolsa nenhuma do governo brasileiro. Aqui na Noruega eu trabalho de babá pra pagar as minhas contas e vou tentar falar pra vocês um pouco quanto as coisas custam baseado no meu salário que é menos da metade do salário mínimo norueguês!! hahaha Pois é, colega...

eu sempre lol
Então, eu recebo 8000 coroas por semana e trabalho 20 horas semanais. Numa continha básica você vai perceber que recebo 100 coroas por hora e é assim que eu organizo minha grana:

3.320,00 - Aluguel (na verdade, o valor do aluguel é 3247, mas como eu nunca fiz o cartão de crédito norueguês, pago uma taxa de 70kr pra pagar em dinheiro)
390,00 - Transporte (com essa grana, sendo estudante, você compra um cartão que se chama Ruter Kort e que dá pra usar durante o mês inteiro quantas vezes quiser em todos os ônibus, trens, metrôs e até ferry boat)
230,00 - Academia (no pain, no gain, né? haha)
300,00 - Crédito pro celular (dura o mês inteiro também com internet e tudo, mas acho que é só 1GB. Como eu ainda to na Idade da Pedra e uso um Nokia C3, quase não gasta minha internet e sempre consigo terminar o mês)
2.800,00 - Comida (eu me organizo por semana pra gastar entre 600 e 700 coroas por semana com comida e quase sempre funciona haha)

Daí ainda tenho um saldo positivo de 960kr! (ebaaa) Que eu geralmente gasto rachando o valor das passagens de avião com mozão :(( haha  Uma passagem ida+volta pra Londres-Gatwick varia muito no preço e pode custar entre 70 e 150 coroas, dependendo da época do ano e da antecedência com a qual você compra.

Lógico que dá pra apertar muito mais esse orçamento e, acredite, eu sei o que é ter o orçamento mais apertado porque, no primeiro semestre, meu salário era 5.200kr, então eu vivia à base de salsicha e macarrão hahaha Mas agora que estou na época das vacas gordas, de vez em quando até aparece um trabalho extra cuidando da bebezinha que eu cuidava antes ou fazendo hora extra lá no trabalho atual e daí eu ganho um dinheirinho por fora que ajuda bastante nas despesas.

Produtos First Price que salvam sua vida quando a grana é curta
E ajuda bastante também a comprar vestido que é a minha paixão haha lol  Meu namorado tava me perguntando hoje como é que eu vou levar tanto vestido pro Brasil! Pior que eu nem sei, viu?

Mas hein, por hoje foi isso, pessoal! Eu vou tentar sempre intercalar os posts mais pessoais com posts informativos sobre o intercâmbio na Noruega, então se você tem alguma dúvida a respeito do intercâmbio, pode perguntar sem culpa e sem medo aí nos comentários ou na página do Facebook que está nesse link: CLIQUE E CURTA <3 (por favorzinho com açúcar)

Se quiser saber mais sobre meu intercâmbio e ler posts informativos como por exemplo "O que trazer na mala", "Como arranjar emprego" e etc, vai na abinha la em cima onde tem escrito "Intercâmbio na Noruega" ou clica aqui nesse link!

eu e a neve só pra alegrar um pouco o post hahaha
Bem, por hoje é só e muuuuito obrigada por todas as visitas, comentários, carinho e opiniões. Cês são tudo bonito! haha Beijo grandãooo e volte sempre :D

Comentários

  1. Que demais! Quero muito viajar, mas por tempo determinado, nada muito extenso se não vou sentir falta da minha família aqui no Brasil. Tenho vários lugares para ir, e quero muito conhecer a cultura, música, filmes, pessoas, muitas pessoas, de cada lugar diferente.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que vestido lindo, acho que ia ficar um arraso com algum acessório dourado e um batom vermelho, rs.

    Nossa, o custo de vida em Oslo é bem caro mesmo. Não sabia que o aluguel era em média Us$ 3.145. O.O
    E você administra super bem as finanças, quem dera que eu conseguisse me organizar assim.

    Ah e sobre o meu post que você comentou: Obrigada pelo elogio flor.
    O problema do petrolato é que ele é tipo uma "maquiagem" pro cabelo, só deixa o fio bonito por fora mas por dentro os problemas são os mesmos de antes.
    KKKKKK Ri demais com o "mais por fora que bunda de índio", rs.

    Beijos. ♥

    http://infinitafeminice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Coloca umas pulseiras douradas em um braço só, sou apaixonada por pulseiras, e o seu vestido pede isso!
    Gente é muito caro ai, não tinha ideia disso, fiquei impressionada, ainda mais por dizer que é 73% mais caro que rio. Ai que delícia fazer intercambio, quero fazer um também, um aninho, para australia, sair dessa rotina, se o blog dar certo largo tudo e faço isso e obrigo meu namoraado a ir junto hahaha

    Beijooos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  4. Céus, como são caras as coisas. Na verdade, se pensar que no Brasil as coisas estão até mais caras que isso sendo que o salário aqui é ridículo, realmente compensa por ai! ahahahah Ah e quanto os acessórios eu sempre vou indicar acessórios dourados quando se tratar de roupa preta lisa, pois destacam e ficam super elegantes. Eu indicaria um maxi colar que fique por cima dessa parte preta e pulseiras douradas também. Coloca um brinco médio dourado porque se colocar um pequeno demais seu cabelo vai tapar e não vai aparecer nada. Quero ver as fotos do look depois hein? Um beijo

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa como você é organizada com suas finanças, eu moro sozinha a mais de um ano e nem sei para onde vai meu dinheiro HAHA. A quanto tempo você está na Noruega? Queria fazer um intercâmbio de pouco tempo, mais para aprender a língua do local e conhecer o país.

    Já curtir sua fã page, e obrigado pelas visitinhas, á coloca o link do seu blog nos comentários, fica mais fácil pra mim poder retribuir o seu carinho. ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Achei caro ou to sem nocao mesmo?
    Muito explicativo seu post, super valido!
    Poderia seguir minha fa Page?
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar: Como uma pessoa consegue morar num lugar frio desses e usar um vestido cheio de buraco? Deus, ajuda essa menina e manda uma casaco pra ela. kkkk. (brincadeirinha). O vestido é lindo. Como ele é preto você pode usar acessórios em prata ou dourado. Mas cuidado porque o vestido parece bem chamativo, então não abuse dos acessórios para não ficar com look de árvore de natal. Vc pode usar um sapato vermelho e um batom vermelho tb e fazer apenas um delineado em preto. Eu usaria apenas um brinco grande ou médio com ele, sem colar. E use pulseiras e anéis. Depois faz um post com o seu look do dia, ok.

    Já tinha visto que o custo de vida por ai é bem caro, mas se o salário é bom, então compensa, né. Vc é muito organizada com o seu dinheiro. Parabéns.

    Vou deixar aqui o link que fiz sobre o chapéu, faz um tempão que fiz este post e talvez faça outro: http://www.galerafashion.com/2013/07/usando-chapeu.html

    Beijinhos e até mais.

    ResponderExcluir
  8. olha o vestido é lindo mais num lugar frio desse jeito minha filha como se vai usar haha mais achei lindo pode usar ou com um colar algo dourado ou algo mais discreto já que o vestido chama atenção pelo visto eu já vi posts falando sobre esse pais acho que a vida ai é bem cara pelo visto mais vale a pena eu acho gostei muito do post
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoreeei seu vestido, eu colocaria um bracelete, mas você quem sabe né hehe É meio carinho o custo de vida por lá, né? Mas mesmo assim tenho muita vontade de conhecer! :) Beijo

    Ps.: não curti a fanpage porquê tá bugado aqui no meu computador, desculpa :'(

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tudo bom?
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal, te encontrei no blog Um Minuto Um Livro e vi que você se interessou pelo meu livro. Gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais da história e também aproveitar para te falar que ainda estou com as parcerias abertas se tiver interesse é só mandar um e-mail para raquel.machado2014@yahoo.com.br.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carlinha! Adorei saber sobre o intercâmbio na Noruega (nunca vi ninguém fazer intercâmbio em Oslo! Achei muito interessante!). Apesar de ser complicado viver aí, deve ser uma experiência incrível, né? Espero que você consiga atingir todos os seus objetivos! Não vejo a hora dos próximos posts sobre o intercâmbio! <3 Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Uma bolsa com cores diferentes do vestido, tipo...colorida, um rosa, um vermelho, algo do tipo cairia bem e sinceramente, acho que não falta mais nada já que esse modelo de vestido não permite o uso de cordão, colar ou algo do tipo.

    Gente! Intercâmbio na Noruega, uia! Que chique >3< Gente! Os olhos da cara heuehue coisa chique é cara, aiin que delícia dividir a casa com as pessoas assim :3 kkkk ain gente '0' que ruim cara, menos da metade do salário mínimo '0' gente hahaha' ain que difícil e o pior que por aí tem um monte de coisas maneiras pra comprar heuheuhehu :B gente haha' nada fácil ein. Pelo menos tem neve né hahaha' ain :/ amei a postagem

    Pelo menos tem neve né hahaha' ain :/

    ResponderExcluir
  13. Você paga o aluguel? Tipo, eu já vi alguns vídeos e algumas meninas que foram trabalhar como babá pra fazer intercâmbio e elas ficavam na casa das famílias, bom... a maioria que eu vi era assim. As vezes fico pensando que se eu for fazer intercâmbio, vou ficar completamente perdida. Primeiro que é um país diferente do meu, ou seja, uma lingua diferente, vou me perder totalmente e não poderei falar com ninguém. Segundo que a cultura é diferente, tanto no hábito quanto na comida, dai... não sei se consiguiria, mas super sou afim de viajar só pra conhecer os lugares mesmo (já que não sei falar nenhuma outra lingua fluentemente como o português brasileiro mesmo). NEVE! Sou louca pra ver como é :P haha!

    Pois é, "love me harder" me lembra "hard" e que me lembra "forte" e aí... Deixa com a mente de cada um mesmo :P hahaha! Saudades Pussycat Dolls também. Obrigada :D fico feliz que tenha curtido meu blog!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que a pior parte é estar sozinha em um lugar totalmente diferente do qual você está habituada. Depois que cê' pega o embalo as coisas começam a se tornar rotina, como fazer uma lista de gasto, algo que eu, morando na minha terrinha, dispenso completamente e não deveria hahaha
    babei pela neve ♥
    e combinaria esse vestido bapho com umas pulseiras douradas, mas nada muito exagerado, porque a roupa por si só já chama a atenção. Capricha no cabelo e tá ótima
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que você fazia intercâmbio, bate aqui \o.
    Também já andei fazendo uma pesquisada e quando penso em intercâmbio, confesso, nunca havia pensando em Noruega. Mas parece uma opção baca e mesmo com os perrengues em conta.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já procurei muito sobre intercâmbio, já quis fazer mas acabei por desistir da ideia, não sei, de um tempo pra cá eu comecei a me apegar muito mesmo ao Brasil, principalmente ao meu namorado, não sei se deixaria "tudo" pra um intercâmbio por agora...
    Mas futuramente eu quero muito fazer aqueles mochilões pela Europa <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  17. Como o vestido é bem elaborado, acho que só um maxi brinco completaria super bem. Amei a postagem, é muito importante se preparar bem para uma viagem do tipo, então toda dica é super bem vinda. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bom, não conhecia essa fama de cara da Noruega, mas se é bem mais que o Rio de Janeiro, então deve ser mesmo. O salário parece bom,vendo o que dá pra comprar, apesar de eu não saber quando vale 1 coroa (nem sabia que era essa a moeda da Noruega). Deve ser legal por causa do frio, sonho em conhecer e neve, e não gosto do calor, apesar de nunca ter enfrentado um frio de verdade, imagino que iria gostar. E que bom que sobra pra comprar vestidos, também gosto muito deles, mas estou tentado ficar um tempo sem comprar (rsrs). Ah, curti sua página flor.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que as coisas na Noruega eram tão caras. E quanto ao vestido, eu usaria um brinco e um cordão mais discretos, ou então somente um cordão, caso fosse mais chamativo ^^
    bsaccani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Post muito informativo, gostei. Estava procurando locais assim para viagem e não tinha nem pensado em Noruega. Custo caro mesmo! Mas bom que você sabe se organizar.

    Beijo,
    p.s: que vestido lindo *_*

    ResponderExcluir
  21. Gente, super amei seu post. Antes de você falar eu não sabia dos custos altíssimos de se viver na Noruega, OMG. Imaginei sua organização com o salário, bem contadinho! Volta quando para o Brasil?

    Sobre a matéria, eles cortaram sim, gravamos umas duas horas e virou aquilo kkkkkk, mas tv é assim mesmo e eu amei o resultado!

    SORTEIO DE UMA MÁSCARA DREAM CREAM DA LOLA COSMETICS: www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  22. LINDONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!
    NÃO ME ESQUECI DE VC NÃO AHAHHA
    E AI COMO TA?
    CURTI AI ESSE VESTIDO MUITO DO GATINHO *-*
    E JÁ TA VOLTANDO PRO BRASIL? qUANDO????
    EM DA UMA OLHADINHA NO BLOG POIS FIZ AQUELE POST QUE TU PEDIU!
    ESPERO QUE AJUDE, BEEEEEEEEEEEEEIJÃO CARLIII!

    ResponderExcluir
  23. É uma pena eu não entender absolutamente nada de moda, senão eu juro que te ajudaria hahahaha
    Sobre o intercâmbio: foi legal você ter dado todas essas informações e passado essas dicas. Sinceramente eu não tenho vontade de estudar fora, mas pra quem tem é um prato cheio! Ajuda bastante :) beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
  24. sobre os acessórios para o vestido... tudio que imagino são aqueles braceletes prateados grossos sabe? não sou guru de estilo, mas é a minha opiniao HAHAH

    gente... nao sabia que você gastava tanto em passagem pra encontrar seu namorado. Distancia é horrível, né? bem sei... já passei por isso aqui mesmo no brasil HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Que vestido e cabelo lindo!

    Eu acredito que acessórios na cor preta, dourada ou prata combinaria muito com o vestido. Também acho que se você encontrasse um maxi brinco preto, ficaria lindo, e você poderia completar também com alguma pulseira fininha, menos chamativa. Iria arrasar.

    O meu sonho é fazer intercâmbio. Pretendo fazer um curso de idiomas na França ou em algum outro país.

    O custo de vida aí em Oslo é bem caro mesmo, e pelo visto, você tem que ter muito jogo de cintura para manter tudo controlado.

    Boa sorte aí na Noruega! Queria estar sentindo esse friozinho. Aqui no Brasil, o calor tá de matar!!!

    Um beijo.
    dentrodatorre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Moça, adorei seu post!

    Quero fazer graduação em biologia na noruega, na cidade de bodo e não achava um blog q relatasse o valor do custo de vida estudantil! Olha, nem sei como agradecer pelos posts
    Meu caso é uma graduação completa, mas mesmo assim já vai ajudar mto essas informações. Não sei em relação a valores para esses ano de 2016 (vou tentar entrar na universidade em 2017), mas espero que esteja próximo disso.

    <3 obrigado mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sua linda!! Deixa eu falar.. voce que fazer graduação completa na Noruega? Já fala norueguês? :D

      Excluir
  27. Boa Tarde!

    Vi seu post, em uma busca de intercambio em Oslo.

    Tenho um amigo que virou cidadão norueguês e gostaria muito de passar uma temporada lá, aproveitar e tentar um intercambio também.
    Gostaria de saber qual agencia você fechou seu curso.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Veja meu blog pessoal. Lá tem explicando melhor sobre o meu intercâmbio.
      Eu nao fui por agência, fui pela universidade mesmo! :D
      www.carladjeine.blogspot.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas